Cenas Culturais

div id="fb-root">

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Rio de Janeiro - Preparando a Viagem

 

     Antes de preparar as malas, sempre é bom conhecer o seu destino. Isso facilita na hora de decidir quanta roupa levar; o número de dias que você ficará na cidade (não adianta, sempre será uma quantidade menor que a necessária); onde se hospedará e como você se locomoverá pela cidade.

a) Google Maps
   
     Um bom aplicativo (app) que faz a função de mapa turístico é o Google Maps. Ele foi utilizado para o planejamento de toda a viagem para o Rio de Janeiro. No campo de pesquisa, colocam-se quais os lugares que deseja-se visitar. Após eles aparecerem no mapa, basta salvá-los (campo de uma estrela).



     Com isso, após a colocação de todos os pontos turísticos que se deseja ver, basta olhar no mapa da cidade e planejar o roteiro para o dia seguinte. Uma de suas qualidades é evitar que você se perca na cidade onde se está visitando (não esqueça de andar com o GPS do celular ligado).

b) Hospedagem

     Está com o orçamento limitado? Não é problema. O Rio de Janeiro oferece além de hotéis, uma gama variada de hostels (que são os antigos albergues). Só que estes são modernizados, com quartos limpos, um bom serviço de café da manhã incluso e uma boa localização.

      Escolhemos um hostel que fica no bairro de Copacabana. Está situado perto da praia e também da estação de metrô Siqueira Campos. Oferece vários tipos de acomodação e café da manhã incluso na diária. Faz parte da rede Che Lagarto, que tem outros hostels no Brasil, como também na Argentina, Uruguai, Chile e Peru).

     Os quartos são limpos, com camas confortáveis. São pequenos de tamanho. Mas o que interessa na escolha do hostel é a localização; preços acessíveis; proximidade de transporte público; possibilidade de conhecer novas pessoas e ter um lugar limpo e confortável para se dormir.

     Pense em um hostel como uma opção de hospedagem para uma próxima viagem. Não irá se arrepender.

c) Deslocamento pela cidade

     Após ter seus pontos turísticos salvos no seu Google Maps, é hora de sair para conhecer a cidade. Como já dissemos, visitamos alguns bairros das zonas Sul e Centro do Rio de Janeiro. Para tanto nosso deslocamento foi basicamente de metrô.

     Com a proximidade do hostel da estação de metrô Siqueira Campos, este meio de locomoção foi a escolha ideal. Vimos qual era a estação de metrô mais próxima de onde iríamos visitar, pegávamos a linha certa e depois era só andar pela cidade.

     Para andar no metrô carioca é recomendável comprar o cartão pré-pago. Facilita muito ao invés de ficar sempre entrando na fila para comprar passes individuais. Como o Bilhete Único de São Paulo, você coloca uma quantidade de dinheiro e vai utilizando os créditos. Acabou, basta recarregar o cartão.


     O metrô do Rio de Janeiro só tem duas linhas que cruzam da zona Norte à Zona Sul - a linha verde e a linha vermelha. Só que em uma parte do trajeto, elas andam na mesma linha. Então antes de embarcar, verifique para qual estação você vai, veja qual é a cor da linha que atende a estação e espere o metrô chegar. Na lateral externa do metrô, há uma luz - verde ou laranja - identificando a qual linha ele atende. Também nas plataformas, há terminais de televisão indicando quais são as próximas linhas que estão chegando.


     É um metrô mais novo que o de São Paulo. Os vagões são mais espaçosos. Pelas viagens feitas, não se viu a triste realidade dos passageiros que tem que pegar os metrôs paulistanos nos horários de pico. Pegamos um metrô às 18 horas, e seu interior parecia um metrô de São Paulo das 08 horas da manhã - suportável. E todos os vagões cariocas estavam com o ar condicionado funcionando perfeitamente.

     A cidade é ideal para andar. Nas áreas visitadas, o terreno era plano e os pontos turísticos eram relativamente perto uns dos outros. Basta olhar o mapa no Google Maps que não há risco de se perder.

     Vai andar pela praia, use seu chinelo (não queira dar na cara que você é paulistano - mas não se preocupe, eles perceberão de um jeito ou de outro). Se vai andar pela cidade, um bom par de tênis de caminhada - e confortável - é a opção ideal.

d) Roupa

     Não somos um guia de moda, mas vale ressaltar que: Rio de Janeiro é uma cidade que fica no litoral, com um clima bem mais quente que o paulista. O povo se veste bem para sair a noite.

     Você está a passeio - e nós paulistas sofremos com o calor carioca - então durante o dia use roupas confortáveis e frescas para facilitar o deslocamento e tenha uma outra muda de roupa para a noite. Mas mais uma vez, eles vivem na praia, então não se produzem como nós paulistanos. Fica a dica.

     Agora que a viagem está preparada, é começar o nosso passeio. Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário