Cenas Culturais

div id="fb-root">

domingo, 21 de setembro de 2014

Rio de Janeiro - MAC Niterói


     Hoje é dia de atravessar a Baía da Guanabara e visitar o município de Niterói para visitar o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói. A viagem pode ser feita pela ponte Rio - Niterói ou por barca. Para a nossa visita, escolhemos ir de barca e voltar em um ônibus intermunicipal, pela ponte, na volta.

     Para começar a viagem, tem-se que ir até a praça XV de Novembro, ou praça Quinze de Novembro, para pegar a balsa.

Chafariz do Mestre Valentim na praça XV de Novembro

Estátua equestre de Dom João VI na praça XV de Novembro
     Antes da proclamação da República do Brasil, foi chamada de Largo do Paço, pois ficava bem em frente ao Paço Imperial. Também encontravam localizadas a Capela Imperial (atual Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé), a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, o Convento do Carmo, razão pela qual a região foi palco de acontecimentos significativos para a história do Brasil Imperial, como casamentos, batizados, coroações e enterros. 

Paço Imperial
     Também palco para momentos negros da história da cidade. Do Cais do Valongo, chegavam os africanos, transformados em escravos, na cidade.  

     Com a República, o governo praticamente mudou todos os nomes que remetiam aos imperadores depostos. Com isso, o Largo do Paço teve seu nome mudado para Praça XV de Novembro.


     As barcas são operadas pela CCR Barcas, que é uma empresa de transporte aquaviário carioca. Ela opera linhas de transporte nos municípios do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Niterói, Ilha Grande e Mangaratiba. Somente no trecho Rio de Janeiro e Niterói, o fluxo de pessoas é de cerca de 100 mil por dia. A viagem dura em média 20 minutos.


     É uma ótima opção para fazer a viagem. Você sai da praça XV, vê a sua esquerda a ilha Fiscal, que ficou conhecida por ser o local do último baile do Império antes da proclamação da República em 15 de novembro de 1889; a sua direita, passa pelo aeroporto Santos Dumont (você pode ter sorte de ver algum avião pousando ou decolando); além dos barcos ancorados ou navegando pelas águas da baía.


     A viagem termina no porto de Araribóia, na cidade de Niterói. De lá, pode-se chegar ao Museu de Arte  Contemporânea de Niterói (MAC) a pé, táxi ou ônibus.


     Ao  chegar ao museu, gaste o tempo que precisar observando a paisagem antes de entrar. No caminho mesmo, você já vislumbra a cidade do Rio de Janeiro que ficou do outro lado da baía. Ande por todo o terreno do museu, procurando o melhor lugar para uma foto ou até mesmo só para ficar contemplando a vista.


     O MAC foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e edificado em 1996.


     O próprio edifício do museu é a primeira obra a ser contemplada pelos visitantes. Apresenta uma estrutura de linhas circulares - que se assemelha a um cálice ou disco voador - de 16 metros de altura, construída em uma praça aberta sobre um espelho d'água, o que lhe confere uma grande leveza. Para entrar no seu interior, há uma rampa sinuosa externa. 


     O complexo arquitetônico moderno apresenta as características tradicionais das obras de Oscar Niemeyer - o concreto nu e duro numa forma arredondada, suave e moderna.

     No seu interior, encontram-se obras pertencentes à arte contemporânea (todas do século XX). Apresenta desde artes abstratas até obras retratando a ilusão da Monarquia Brasileira. Cada pessoa tem seus estilos de arte preferidos e os quais não se identifica. Caso este seja um dos que você não se identifica, não perca a ida por causa disso. Você tem a vista interna.



     Localizado sobre o Mirante da Boa Viagem, o museu possibilita que o visitante desfrute da vista através de suas grandes janelas panorâmicas, que circundam o prédio como um grande anel negro na sua estrutura. 


     Terminada a visita é hora de voltar. Nós voltamos de ônibus intermunicipal passando pela ponte que separa os dois municípios. A ponte Rio Niterói, ou como foi batizada ponte Presidente Costa e Silva, tem o comprimento de 13, 29 km. O seu maior pilar tem 72 metros de altura e por dia, circulam por suas faixas pedagiadas cerca de 142 mil veículos.


     Sua obra teve o início simbólico com a presença da Rainha da Grã Bretanha, Elizabeth II e de seu marido, Príncipe Philip. Demorou cinco anos para ser construída. Foi inaugurada no dia 4 de março de 1974.

Localização: Próximo do metrô Uruguaiana.

Visitação: Paga.

Classificação: Independente de você gostar ou não de Arte Contemporânea, vale a pena visitar o MAC pelo trajeto (balsa ou sobre a ponte Rio-Niterói) e pelo prédio de Niemeyer. Além do que, tem-se a vista mais bonita de todas - a da cidade do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário