Cenas Culturais

div id="fb-root">

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Rio de Janeiro - Praia de Copacabana

   

     "Copacabana, princesinha do mar" - já disseram Braguinha e Alberto Ribeiro desde o final dos anos 40.

     O bairro, imortalizado em canções, é um dos mais conhecidos do nosso país. Afinal, milhares de pessoas vem todo final de dezembro saudar o novo ano que se inicia. É o bairro mais populoso da zona sul carioca.

     Um bairro arborizado que convida aos moradores e turistas andarem por suas ruas, bem como por sua avenida beira-mar. Ela apresenta uma ciclovia, que permite que os ciclistas andem com segurança por todos seus 4,15 km de extensão, mais 1 km que é o total da praia do Leme (início da praia de Copacabana).


     A calçada em pedras portuguesas, com seu desenho de ondas, tem inspiração na Praça do Rócio, em Lisboa, Portugal. Sua construção deu-se no início do século passado. Burle Marx, na década de 70, ao ser contratado para fazer a duplicação da pista e da extensão da praia, manteve o desenho das ondas na orla.

     No seu calçadão e do outro lado da avenida, encontram-se bares e restaurantes, dos mais variados tipos, prontos para saciar a fome de seus visitantes. Apresenta também banheiros para atender seus banhistas.

     Copacabana tem mais de 80 hotéis que hospedam grande parte dos visitantes atraídos pela cidade maravilhosa. Mas nem um é tão famoso quanto o hotel Copacabana Palace.

     Fundado em 1923, foi o lar de famosos artistas e empresários estrangeiros que vinham ao Rio de Janeiro para negócios ou lazer. Teve sua inspiração arquitetônica nos hotéis da Cotê d'Azur (região da costa litorânea francesa do mar Mediterrâneo). Era de propriedade da família Guinle.


     Tem o corpo principal do hotel, um anexo (com apartamentos), uma piscina (onde seus hóspedes podem dar suas braçadas ou simplesmente tomar um banho de sol), um salão de bailes (onde acontecem as famosas festas de carnaval do Rio de Janeiro). quadra de tênis, três restaurantes. 

     No final da década de 80, foi vendido para a rede Orient Express, que reformou suas instalações. Atualmente tem o nome de Belmond Copacabana Palace.

Visitação: Gratuita

Classificação: Não deixe de andar por sua orla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário