Cenas Culturais

div id="fb-root">

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Rio de Janeiro - Centro Cultural Justiça Federal


     A área centro histórica do Rio de Janeiro é bem rica em prédios históricos. Afinal como já foi dito em matérias anteriores, a cidade recebeu a família real portuguesa em 1808 e até 1960 foi a sede do governo brasileiro. Ou seja, ainda há prédios tombados e preservados pela cidade, mais especificamente no centro.

     Um destes prédios, datado de 1909, próximo à Biblioteca Nacional e ao Theatro Municipal da cidade, abriga o Centro Cultural Justiça Federal. Assim que entra-se no edifício, repara-se nas portas de madeira entalhadas com o símbolo da justiça.


     O prédio tem três andares. No seu segundo andar, há a Sala de Sessões, com uma decoração impressionante. No último andar, há uma biblioteca, além de uma exposição da formação da justiça brasileira.


     Também tem exposições temporárias. Se conseguir ir ainda este ano, tem uma exposição sobre o período negro da ditadura (contraste tão grande para o que é apregoado no Forte de Copacabana). Há uma sala toda escura, com o foco de luz só no rosto do "morto comunista", enquanto uma gravação lê o seu atestado de óbito.

Detalhe da escadaria de entrada
Modelos de Togas usados pelos juízes

Localização: Ao lado do metrô do Cinelândia.

Visitação: Gratuita.

Classificação: Por estar perto de outros pontos turísticos, vale a pena entrar para conhecer. Foi uma boa surpresa. A visitação não leva muito tempo. Recomendado para os estudantes e graduados em Direito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário