Cenas Culturais

div id="fb-root">

sábado, 20 de setembro de 2014

Rio de Janeiro - Lagoa Rodrigo de Freitas


     A Lagoa Rodrigo de Freitas está localizada no coração da zona sul da cidade. Ela foi planejada para a celebração do Centenário da Independência.

     No seu terreno, pelo final do século dezesseis, tinha o Engenho D'El Rei. Seu antigo dono foi expulso, mas antes vendeu as terras para seu genro, Sebastião Fagundes Varela. Em cerca de 1660, as terras foram adquiridas por Rodrigo de Freitas Castro e Mello. Rodrigo de Freitas morreu em 1748 em Portugal, e após estes mais de 260 anos, a lagoa ainda continua a ser chamada pelo seu nome.

     Tem cerca de 9,5 km de perímetroEstá ligada ao mar pelo canal do Jardim de Alá, mas recebe também água do Rio Macacos. A lagoa apresenta duas ilhas: a Piraquê, que abriga o Departamento Esportivo do Clube Naval; e a Caiçaras, que abriga o Clube Caiçaras.

   
     Os remadores utilizam suas águas para treino, por este motivo encontram-se os principais clubes de remo (Flamengo, Vasco) ao redor da lagoa.

     É uma opção de lazer que oferece aos seus visitantes:

a) ciclovia de 7,4 km de extensão;
b) opção de se praticar arvorismo no Parque da Catacumba;
c) passeio de pedalinho;
d) curtir o visual do quiosque Palaphitas, próximo ao pedalinho;
e) andar de patins no Parque dos Patins;
f) frequentar os bares e restaurantes que ficam na beira de suas águas;
g) a tradicional árvore de Natal carioca


Localização: Próximo do metrô Cantagalo.

Visitação: Gratuita.

Classificação: A Lagoa Rodrigo de Freitas oferece uma gama variada de opções de lazer para seus visitantes, além da possibilidade de fazer refeição com a vista da cidade. Aproveite o final de tarde ou até mesmo a noite e desfrute deste ponto turístico carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário