Vindo de Copacabana, passando pelo Forte de Copacabana, chegamos à outra praia brasileira mais conhecida internacionalmente, por causa de uma estudante do segundo grau que ia de um lado para o outro a caminho do mar.
Praia do Arpoador
O Arpoador é composto de uma praia, conhecida como praia dos surfistas; do parque Garota de Ipanema, ponto de recreação e lazer, além de palco para apresentações musicais; e da sua formação rochosa, onde o pessoal vê a paisagem e pesca.
A praia foi tema de várias músicas, entre elas a de Cazuza - "Faz Parte do Meu Show": "Vago na lua deserta das pedras do Arpoador...". Também foi na praia do Arpoador que a alemã Miriam Etz, em 1948, usou em terras brasileiras o biquini.
Entre a Praia do Diabo e a Praia do Arpoador, a Prefeitura do Rio de Janeiro colocou um monumento em homenagem ao escritor, desenhista e jornalista Millôr Fernandes. Instalado no Largo do Millôr, um banco confeccionado em aço com uma área vazada que representa a silhueta do escritor, visto que ele gostava de ver o por do sol daquele ângulo.
Praia de Ipanema
A praia tem uma extensão de 2,6 km e na sua continuação tem a praia do Leblon, que é um complemento dela.
Nas suas areias, além do banho de sol, há a prática de diversos tipos de esportes. A principal avenida, Vieira Souto, fica fechada ao movimento de automóveis aos domingos e feriados, tornando-se o famoso calçadão, proporcionando uma maior área de lazer aos seus visitantes.
A música famosa
Na rua Vinícius de Moraes, há o bar e restaurante "Garota de Ipanema", que foi onde Vinícius e Tom Jobim compuseram a famosa música conhecida mundialmente, em homenagem a estudante Helô Pinheiro na sua ida à praia.. Só que na época, o nome do estabelecimento era Veloso e a rua era a Montenegro.
Localização: Próximo ao metrô Ipanema/ General Osório.
Classificação: Uma bela caminhada das pedras do Arpoador até o mirante do Leblon, com uma vista maravilhosa. Aproveite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário