Hoje é dia de atravessar a Baía da Guanabara e visitar o município de Niterói para visitar o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói. A viagem pode ser feita pela ponte Rio - Niterói ou por barca. Para a nossa visita, escolhemos ir de barca e voltar em um ônibus intermunicipal, pela ponte, na volta.
Para começar a viagem, tem-se que ir até a praça XV de Novembro, ou praça Quinze de Novembro, para pegar a balsa.
Chafariz do Mestre Valentim na praça XV de Novembro |
Estátua equestre de Dom João VI na praça XV de Novembro |
Antes da proclamação da República do Brasil, foi chamada de Largo do Paço, pois ficava bem em frente ao Paço Imperial. Também encontravam localizadas a Capela Imperial (atual Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé), a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, o Convento do Carmo, razão pela qual a região foi palco de acontecimentos significativos para a história do Brasil Imperial, como casamentos, batizados, coroações e enterros.
Paço Imperial |
Também palco para momentos negros da história da cidade. Do Cais do Valongo, chegavam os africanos, transformados em escravos, na cidade.
Com a República, o governo praticamente mudou todos os nomes que remetiam aos imperadores depostos. Com isso, o Largo do Paço teve seu nome mudado para Praça XV de Novembro.
As barcas são operadas pela CCR Barcas, que é uma empresa de transporte aquaviário carioca. Ela opera linhas de transporte nos municípios do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Niterói, Ilha Grande e Mangaratiba. Somente no trecho Rio de Janeiro e Niterói, o fluxo de pessoas é de cerca de 100 mil por dia. A viagem dura em média 20 minutos.
É uma ótima opção para fazer a viagem. Você sai da praça XV, vê a sua esquerda a ilha Fiscal, que ficou conhecida por ser o local do último baile do Império antes da proclamação da República em 15 de novembro de 1889; a sua direita, passa pelo aeroporto Santos Dumont (você pode ter sorte de ver algum avião pousando ou decolando); além dos barcos ancorados ou navegando pelas águas da baía.
A viagem termina no porto de Araribóia, na cidade de Niterói. De lá, pode-se chegar ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) a pé, táxi ou ônibus.
Ao chegar ao museu, gaste o tempo que precisar observando a paisagem antes de entrar. No caminho mesmo, você já vislumbra a cidade do Rio de Janeiro que ficou do outro lado da baía. Ande por todo o terreno do museu, procurando o melhor lugar para uma foto ou até mesmo só para ficar contemplando a vista.
O MAC foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e edificado em 1996.
O próprio edifício do museu é a primeira obra a ser contemplada pelos visitantes. Apresenta uma estrutura de linhas circulares - que se assemelha a um cálice ou disco voador - de 16 metros de altura, construída em uma praça aberta sobre um espelho d'água, o que lhe confere uma grande leveza. Para entrar no seu interior, há uma rampa sinuosa externa.
O complexo arquitetônico moderno apresenta as características tradicionais das obras de Oscar Niemeyer - o concreto nu e duro numa forma arredondada, suave e moderna.
No seu interior, encontram-se obras pertencentes à arte contemporânea (todas do século XX). Apresenta desde artes abstratas até obras retratando a ilusão da Monarquia Brasileira. Cada pessoa tem seus estilos de arte preferidos e os quais não se identifica. Caso este seja um dos que você não se identifica, não perca a ida por causa disso. Você tem a vista interna.
Localizado sobre o Mirante da Boa Viagem, o museu possibilita que o visitante desfrute da vista através de suas grandes janelas panorâmicas, que circundam o prédio como um grande anel negro na sua estrutura.
Terminada a visita é hora de voltar. Nós voltamos de ônibus intermunicipal passando pela ponte que separa os dois municípios. A ponte Rio Niterói, ou como foi batizada ponte Presidente Costa e Silva, tem o comprimento de 13, 29 km. O seu maior pilar tem 72 metros de altura e por dia, circulam por suas faixas pedagiadas cerca de 142 mil veículos.
Sua obra teve o início simbólico com a presença da Rainha da Grã Bretanha, Elizabeth II e de seu marido, Príncipe Philip. Demorou cinco anos para ser construída. Foi inaugurada no dia 4 de março de 1974.
Localização: Próximo do metrô Uruguaiana.
Visitação: Paga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário