Terminando nosso passeio pela praia de Copacabana (na primeira matéria fomos até o Leme), vamos agora em direção ao Forte de Copacabana.
Vá apreciando a vista, vendo a praia (há possibilidade de fazer stand up paddle nas suas águas), a construção da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), tomando uma água de coco. Até que nos deparamos com dois personagens ilustres da nossa literatura e música brasileira: Carlos Drummond de Andrade e Dorival Caymmi. Entra no clima e tire sua foto. (infelizmente alguns depredam as estátuas).
Depois da pausa para as fotos, chegamos ao Forte de Copacabana. Ele fica na divisa entre as duas principais praias cariocas - Copacabana e Ipanema.
O Forte foi construído, entre outros espalhados em toda a costa litorânea do Brasil, com o objetivo de defender o país. Tem uma área total de 114.169 m², sendo 40.000 m² de área construída. O seu interior tem usina elétrica, câmaras de tiro, depósitos de alimento e munição, refeitório, cozinha, alojamentos e sala de curativos/farmácia.
O complexo também conta com o Museu Histórico Militar, onde estão narrados através de displays e objetos o desenvolvimento do Exército brasileiro, bem como uma área para difundir os feitos do governo militar no país.
Foi no Forte de Copacabana que, entre outros momentos, vivemos a "Revolta da Armada"(rebelião da Marinha contra o governo do marechal Floriano Peixoto - 1893) e o "Levante dos 18 do Forte", que foi a primeira revolta do movimento Tenentista contra a República Velha (1922)
Há uma filial da Confeitaria Colombo - o Café do Forte, onde seus visitantes podem degustar doces e salgados observando uma vista privilegiada.
Localização: Próximo ao metrô de Ipanema/General Osório.
Visitação: Paga.
Classificação: Vale a pena conhecer um forte que fez parte de nossa história em vários momentos. Também para ver como ele é por dentro e, além de tudo, ver a vista maravilhosa da praia de Copacabana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário