A Lapa é o berço da boemia carioca. É um bairro de classe média. Possui uma grande variedade de restaurantes, bares e boates, para todos os gostos.
Na música e na literatura ficou conhecida como bairro dos malandros (anos 40), que se vestiam de ternos brancos, sapatos bicolor e chapéus panamá. Walt Disney criou o personagem brasileiro "Zé Carioca" na mesma década. É a representação de um malandro, que não trabalha, vive de bicos e tem seu bom humor.
Seu principal cartão postal é o Aqueduto da Carioca, ou como é mais conhecido Arcos da Lapa. Foi construído para funcionar como aqueduto (abastecer de água a cidade) nos tempos do Brasil Colonial. Desde 1896, funciona como uma via para o bonde, que liga o centro da cidade ao bairro de Santa Tereza (após o acidente com o bonde em 2011, o transporte está suspenso até outubro deste ano, quando retomará seu trajeto).
Um outro cartão postal conhecido em clipes de músicas e fotos provavelmente no mundo inteiro é a escadaria Selarón. Jorge Selarón foi um ceramista e pintor autodidata chileno, que se radicou na cidade do Rio de Janeiro. Tem várias obras que decoram os bairros da Lapa e de Santa Tereza.
Mas a sua obra mais famosa é a escadaria do Convento de Santa Tereza, ou como ficou conhecida, Escadaria Selarón. Jorge azulejou sozinho e com seus recursos próprios e de doações obtidas os 215 degraus e 125 metros de escadaria entre 1994 e 2000. Após os degraus, passou à decoração das laterais da escadaria.
Há também uma série de banheiras ajardinadas que foram colocadas nas laterais das calçadas e que também estão azulejadas. Pelos seus degraus, há turistas de todas as nações tirando fotos, além de artistas tocando música ou vendendo seus artesanatos.
Localização: Próximo ao metrô da Cinelândia.
Visitação: Gratuita.
Classificação: Você já viu estes pontos turísticos em vários programas de televisão, jornais e até filmes. Vale a pena aproveitar um final de tarde e andar por este bairro berço da boêmia carioca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário