Cenas Culturais

div id="fb-root">

domingo, 21 de setembro de 2014

Rio de Janeiro - Centro Antigo


     Andar pelo centro antigo de uma cidade é sempre uma forma gostosa de se conhecê-la melhor. Além do que também é uma maneira de aprender a história passeando pelos seus prédios antigos.

     O centro do Rio de Janeiro é assim. É uma cidade que respira história, afinal recebeu à Coroa Portuguesa; foi sede do Império Brasileiro; capital do país de 1889 a 1960.

     E andar pelo centro do Rio não tem que ter guia, tem-se que andar. Entrar por cada rua, ver a arquitetura com traços portugueses, descobrir um bar ou um restaurante novo; ver uma igreja pequena espremida entre dois prédios. Basicamente, é um passeio para uma tarde inteira.




     Foi isso que fizemos. Começamos a visita pela igreja de Nossa Senhora da Candelária. Seu nome está associado a dois momentos importantes da história atual - os comícios do Diretas Já e a Chacina da Candelária (1993). Mas ela é muito mais.




     Sua construção (e reformas) foi de 1609 até 1811. Sua construção apresenta estilo eclético, com detalhes de barroco, rococó e neo renascentista italiano. O interior impressiona o visitante com seu tamanho, pinturas e decoração. 

     Saindo de lá passamos pelos centros culturais do Banco do Brasil e dos Correios. Apresentam sempre ótimas exposições - quando fomos lá estava no CCBB a exposição de Dali. Mas por isso mesmo pode ter filas longas.




     O almoço foi feito em um dos restaurantes que podem ser encontrados nas suas ruas. Escolhemos um que fica na rua do Ouvidor (ouvidor é quem cuidava dos assuntos judiciais do Brasil colônia), aos pés da igreja Nossa Senhora da Lapa  dos Mercadores. A rua do Ouvidor foi a rua mais importante da cidade até 1900 com a inauguração da avenida Rio Branco.




     Terminamos o passeio no Paço Imperial. Foi construído no século dezoito para ser a residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro. Depois foi a casa de despachos do Rei de Portugal Dom João VI e dos imperadores do Brasil. Foi nele onde aconteceu o Dia do Fico, a Abolição da Escravidão e a assinatura da Proclamação da Independência do Brasil. Atualmente é um centro cultural.












Localização: Próximo do metrô do Uruguaiana.

Visitação: Gratuita.

Classificação: Ótimo programa para um dia - andar pelas suas ruas e visitar os pontos turísticos já conhecidos, além de descobrir novos. Aproveita e coma em um dos seus vários - e bons - restaurantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário