Localizado na região centro histórica do Rio de Janeiro, está a Fundação Biblioteca Nacional. O prédio está ao lado do Centro Cultural Justiça Federal e de frente ao Theatro Municipal da cidade.
A biblioteca, que também é conhecida por Biblioteca Nacional do Brasil é a sétima maior biblioteca nacional do mundo. É a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil. Tem uma coleção com mais de oito milhões de peças.
Com a vinda da família real para o Brasil, fugindo das invasões francesas, Dom João manda vir os livros e documentos da Real Biblioteca da Ajuda em Lisboa. Só que com a pressa, os caixotes ficaram abandonados no porto. A partir de 1810 é que começaram a ser transferidos para o Brasil. Teve sua primeira sede nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo.
Busto de Dom João VI |
Detalhe da cúpula de entrada da Biblioteca Nacional |
O prédio atual só foi construído durante o governo do presidente Rodrigues Alves, a partir de 1905. Sua inauguração foi só em 1910 durante o mandato do presidente seguinte, Nilo Peçanha.
Localização: Ao lado do metrô da Cinelândia.
Visitação: Paga.
Classificação: Se quiser entrar e ter uma visão das salas, faça o tour guiado pago. Caso queira entrar só pra ver, terá acesso a um corredor do segundo andar e a uma sala. Como não nos foi informado isso, só fizemos a segunda alternativa. Ficamos decepcionados por não podermos ter visto as famosas estantes de livros das fotos. Ah, não pode tirar fotos (só do hall de entrada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário