A princípio o público paulistano perderá esta ótima montagem de um dos sucessos do teatro musical da atualidade. "The Book of Mórmon", peça da Broadway, está sendo apresentada no Teatro João Caetano (Praça Tiradentes, Rio de Janeiro).
A montagem é feita por jovens atores e alunos do curso de artes cênicas da Unirio. As apresentações são gratuitas. A peça já está em cartaz desde novembro do ano passado. O espetáculo já foi apresentado no Theatro Municipal do Rio, na Cidade das Artes e atualmente está no teatro João Caetano, onde fica em cartaz até o dia 05 de outubro deste ano.
A peça foi criada pelos mesmos autores da série de televisão norte americana "South Park". A montagem da Broadway ganhou nove prêmios Tony em 2011 (que são os Oscars do teatro norte-americano), entre eles o prêmio de melhor musical.
O musical é sobre dois missionários mórmons que são enviados para Uganda (África) para "evangelizar" a população local. Só que a história é recheada de situações não politicamente corretas. O musical faz graça com a religião, hábitos culturais africanos e homossexualismo, entre outros temas. Tudo recheado de músicas que ficam na sua cabeça quando você sai do espetáculo e por muitos dias seguintes.
Atenção: Não vá com preconceito na cabeça, achando que não se pode falar de religião. É uma peça musical, em que os autores brincam com tudo e todos desde o tempo da televisão. Ao nosso lado, dois casais saíram após a terceira música "Hasa Diga Ebowai". (Procure no youtube, na página do MormonUniRio, tem vários vídeos de músicas da peça).
A produção é uma parceria da Unirio com a Cesgranrio, e conta com o apoio, entre outros, da Aventura Entretenimento (responsável pela montagem de vários musicais de sucesso, entre eles, "Elis, a Musical", "Se eu fosse você, o Musical" e a peça que estreia em outubro, "Chacrinha, o Musical".
E os alunos se deram bem. Vários já foram escolhidos para trabalhar em peças comerciais. O mais famoso é o Léo Bahia, um jovem de 23 anos. Saiu da peça para atuar como Lúcia no sucesso "Ópera do Malandro", de Chico Buarque e direção de João Falcão (leiam a matéria sobre esta peça hoje aqui no Cenas Culturais). E mais uma vez, o público paulistano terá que esperar mais um pouco para vê-lo nos palcos.
Isto porque Léo já foi contratado para viver o jovem Abelardo Barbosa na peça "Chacrinha, o Musical", que estreia em novembro. No clipe abaixo, vocês podem vê-lo interpretando o papel de Elder Cuniningham.
Se estiver pelo Rio, não perca. Você ri do começo ao fim. Chegue cedo, pegue seu ingresso e fique esperando em um dos bares da praça Tiradentes. Quando começar a peça, relaxe e divirta-se!
"Olá, meu nome é Cenas Culturais".
O Teatro João Caetano
O teatro é considerado o mais antigo do Rio de Janeiro. Foi inaugurado pelo rei Dom João VI em comemoração do 15o aniversário de Dom Pedro I.
Fundado em 1813, quando recebeu o nome de Real Theatro de São João. Passou por outros nomes, até que em 1923, recebeu o nome atual.
Tem 1.143 lugares, divididos na platéia, balcão nobre e balcão simples.
Foi lar dos mais variados tipos de espetáculos, desde balés, óperas, concertos, dramas, até revistas musicadas. Já passaram por seu palco grandes celebridades como Sarah Bernhard, Bibi Ferreira, Paulo Autran, Maria Bethânia, Marília Pera, Fernanda Montenegro, Marco Nanini, entre outros.
As primeiras montagens de teatro musical no país aconteceram no Teatro João Caetano: "My Fair Lady" (1962) e "Hello Dolly" (1965), ambas estreladas por Bibi Ferreira e Paulo Autran.
"O Livro do Mórmon"
Teatro João Caetano
Até 05/10
Teatro João Caetano
Até 05/10
5a feira à sábado - 20h; Domingo - 19h
Duração 150 minutos (intervalo de 15 minutos)
Atores e Alunos da Unirio
Entrada gratuita (entregue na bilheteria com 1 hora 30 de antecedência).
Duração 150 minutos (intervalo de 15 minutos)
Atores e Alunos da Unirio
Entrada gratuita (entregue na bilheteria com 1 hora 30 de antecedência).
Nenhum comentário:
Postar um comentário