Cenas Culturais

div id="fb-root">

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Por que você não vai ao teatro?


     Por que você não vai ao teatro? - você já pensou sobre isso?

     "Ah, eu não vou porque é caro!"; "Eu não vou porque não gosto!"; "Nunca fui, prefiro ir ao cinema."; "Ah, não tenho tempo!",...

     Já falei em outras publicações que eu vou ao teatro desde pequeno. Levado por meus pais, fui a muitas peças infantis. Também sempre leram histórias para mim, até o momento em que passei a ler por conta própria.

     Isso é motivo de eu ir (e amar ir) ao teatro? Eu não sei! Tem tudo para ser, mas não posso dizer que é essa fórmula certa. Tenho uma irmã, que também foi educada do mesmo jeito e que não ama o teatro como eu. Ela até vai de vez em quando, mas não está entre os 10 melhores programas para ela.

     Teatro, para mim, é um lugar mágico. Gosto de chegar com antecedência e poder me preparar para o começo da peça. Ver as outras pessoas entrando e sentando em seus lugares. Ler o programa. Ver o palco fechado com a cortina. Começar a contagem regressiva para o início da apresentação. Depois só aproveitar os momentos no teatro (lógico, dependendo se acertei na escolha da peça).

     Falando dos motivos que levam (ou melhor, não levam) uma pessoa a não ir ao teatro, citei alguns (você pode ter o seu, cite nos comentários):

a) ser caro 

     Por que acha que é caro? É mais caro que o cinema? Sim, mas o filme será passado simultaneamente em várias salas, em vários países, e ainda poderá aumentar a arrecadação com a venda de DVDs e outros produtos. Portanto, tem como ser mais barato.

     A peça tem uma temporada determinada, Tem os gastos fixos para se pagar. E só tem uma sessão por dia, diferente do cinema. Além do que, agora as peças só tem sessões de sexta feira a domingo. Ou seja, são menos lugares, que podem ser vendidos, para pagar o custo mensal. Portanto, é mais caro.

     Os gastos extras serão sempre iguais, independente se for em um teatro, ou em um cinema - pagar o estacionamento, comprar pipoca antes da sessão, comer a pizza depois.

     Mas você já pensou que o teatro é feito exclusivamente para você que está naquela sessão? Em outro dia, ele será diferente. Somente o texto será igual; mas os atores poderão estar de outro jeito, que influenciará os seus personagens; a platéia será outra e responderá diferentemente.

     Há teatro para todos os bolsos - temos peças que custam em torno de duzentos reais (mas são grandes musicais, que envolvem uma equipe maior, com isso, mais gastos), mas a média é setenta reais. Temos também as peças apresentadas na rede SESC, que custam em média vinte reais. Ainda temos peças gratuitas, como as apresentadas no Teatro Popular do SESI ou em parques e praças públicas.

b) não ter costume

     Isso pode ser um fator determinante. Pois se você não conhece, fica mais difícil romper estas barreiras.

     Quanto mais cedo para aprender alguma coisa, mais fácil será. A mesma coisa para ler, ir ao teatro e ao cinema. Se a família leva desde pequeno, torna-se um hábito. Tornando-se hábito, você passa a gostar e frequentar.

     Mas para tudo tem solução. Só começar indo em peças de fácil assimilação, como algumas comédias, depois passa para alguns dramas, terminando em clássicos. Basta começar.
     
c) não gosto

     Eu também não gosto de tudo que vejo. Por causa do meu costume, vou em muitas peças (e olha, que são bem menos do que queria. Se pudesse, veria todas, e algumas delas, mais de uma vez). Com isso, vejo poucas peças excelentes, muitas peças boas, e poucas peças que não gostei.

     O que não pode, é parar de ir porque não entendeu ou não gostou. Morando em uma cidade como São Paulo, felizmente sempre terá uma opção que atenda a cada bolso e gosto. Só precisa começar e persistir. Tenha certeza, Teatro é sempre uma ótima opção de lazer, e é como vinho, cada vez que você vai ao teatro, melhor ele fica.

     Todas as quintas feiras, o Cenas Culturais sempre dá uma dica de uma peça de teatro. Aproveite. Vá ao teatro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário