Cenas Culturais

div id="fb-root">

sexta-feira, 9 de maio de 2014

O Espetacular Homem Aranha 2


     Os estúdios de cinema norte-americano volta e meia voltam suas lentes para os super heróis dos quadrinhos. Basicamente, em cada geração, as histórias são refilmadas para o cinema. Foi assim com o Batman, o Super Homem, o Quarteto Fantástico e agora com o Homem Aranha.

     O personagem surgiu nos quadrinhos na edição estadunidense número 15 do "Amazing Fantasy" e na edição brasileira número 11 do "Álbum Gigante", ambos da década de 60. Criação de Stan Lee, pai de outros personagens dos quadrinhos da Marvel Comics, como "Homem de Ferro", "Hulk", "Thor" e "Quarteto Fantástico".

     Peter Park, o alter ego do herói, órfão desde pequeno, vai morar com seus tios na cidade de Nova Iorque. Vira um adolescente tímido e desajeitado, sofrendo bullying dos colegas de colégio. Quando tem 15 anos, ao visitar uma demonstração de equipamentos que manipulavam radiação, Peter é picado por uma aranha, que havia sido exposta a radioatividade dos equipamentos. Com isso, o adolescente sofre mutações genéticas, metabólicas e biológicas no seu organismo. Passa então a combater o crime, especialmente porque se sente responsável por não ter barrado o assaltante, que viria depois matar o seu tio.

     O Homem Aranha é um dos super heróis mais famosos do mundo Marvel. Suas aventuras deram origem à quadrinhos, filmes, jogos de computador, séries de desenho animado. Sua história no decorrer dos anos também já foi adaptada, recontada, criado novos personagens, matado outros.

     Em 2002, foi lançado o primeiro filme da trilogia do aracnídeo, com a direção de Sam Raimi, e com Tobey Maguire representado o herói. O primeiro filme conseguiu um sucesso, mas os outros dois sofreram da maldição hollywoodiana para as trilogias - o primeiro filme é bom, o segundo é mediano e o terceiro se perdeu. No último filme desta saga, o alter ego do super herói chegou a se tornar emo (algo que estava em voga na época)!

     Só que resolveram recontar a história do homem aranha devido ao enorme sucesso dos outros heróis - Thor, Capitão América, Homem de Ferro, Os Vingadores, X-Men - no cinema. Como a receita financeira do filme, e principalmente dos subprodutos (DVD, jogos para computador, atrações em parques de diversão, etc), é bem considerável, então vale tudo.

     O "Espetacular Homem Aranha" foi lançado em 2012, dez anos após o lançamento do primeiro filme da saga antiga. Reconta a história do herói, mas agora acrescentando um dado a mais - contar como Peter vira órfão. Mas neste primeiro filme somente apresenta um aperitivo do que acontece com seus pais.

     Dois anos após (agora não dá para ficar muito tempo sem lançar as sequências), foi lançado o "Espetacular Homem Aranha 2". Ele inicia-se exatamente no término do primeiro filme. O herói terminou o colégio (então provavelmente deve ter uns 18 anos); está namorando Gwen Stacey, apesar de ter prometido no final do filme anterior, para o pai da moça, que iria se separar; e começou a trabalhar como fotógrafo free-lancer para o jornal "O Clarim Diário".

     Neste filme, ele continua a combater os criminosos de Nova Iorque, mas os cidadãos começam a questionar a interferência dele no trabalho da polícia, e o que sempre me incomodou - é que a destruição que a briga dos heróis com os bandidos provoca na cidade, tem que ser paga através dos impostos (isso já tinha sido brilhantemente citado no desenho da Pixar, "Os Incríveis"). Continua contando a história dos pais do herói - algo que não havia sido citado na trilogia anterior. Aparecem três novos vilões - Eletro, Duende Verde (apesar de não ser tão verde) e  Rino (aparece nos últimos 5 minutos - questionável a sua presença).

     O filme tem sequências de imagens muito boas, principalmente pela tecnologia do cinema. As cenas que o herói se balança pelas teias através de Nova Iorque, levam você junto (o efeito em 3D deve ser maravilhoso). Mas é um filme bom. Os fãs (eu já fui) vão gostar muito. mas é um filme para você ver e depois nem se lembrar. Tirando poucos filmes de super heróis, principalmente os do Homem de Ferro (e muito por causa do ator Robert  Downey Jr.), a maioria são filmes mornos - muita cena de ação, algum conteúdo, mas não te marca.

     Com certeza virá o último filme da trilogia (os créditos finais atestam isso - só fique esperando o término dos créditos para ver as cenas do "X-Men Dias de um Futuro Esquecido" se for em sala digital, pois se for em sala de película não tem. Fiquei sabendo só após o término do filme). E quem sabe, quantos anos depois virá uma nova trilogia.

Classificação: Bom. Nada demais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário