Cenas Culturais

div id="fb-root">

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Real Gabinete Português de Leitura

     O Real Gabinete Português de Leitura está localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro. É uma tradicional biblioteca e centro de cultura da língua portuguesa.



     Fundada por um grupo de 43 emigrantes portugueses do Rio de Janeiro em 14 de maio de 1837, ou seja 15 anos após a Independência do país. O objetivo era criar uma biblioteca que iria ampliar os conhecimentos de seus sócios, além dos portugueses residentes na capital do Império.

     Tomaram como exemplo a França, que após a sua revolução de 1789, criou as "boutiques à lire", que não eram mais do que lojas que emprestavam livros.

     Com o advento da república brasileira, vários "gabinetes de leitura" começaram a surgir pelo estado de São Paulo. Depois de um tempo mudaram seus nomes para bibliotecas municipais.


     Para ter uma sede maior e mais condizente com a sua importância, decidiram construir uma sede nova. O projeto escolhido foi o do arquiteto português Rafael da Silva e Castro, com estilo manuelino. A pedra fundamental foi lançada pelo Imperador Dom Pedro II em 1880, e sua filha, Princesa Isabel inaugurou em 10 de setembro de 1887.

     A fachada do prédio remete ao Mosteiro dos Jerônimos de Lisboa. As quatro estátuas que a adornam retratam Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama. Os medalhões da fachada retratam os escritores Fernão Lopes, Gil Vicente, Alexandre Herculano e Almeida Garrett.


     Está aberta ao público desde 1900 e possui a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal. São cerca de 350.000 volumes nacionais e estrangeiros, inclusive um exemplar da primeira edição do "Os Lusíadas", pertencente a Companhia dos Jesuítas; além de uma coleção de pinturas. Entre os seus visitantes ilustres do passado, encontram-se Machado de Assis, João do Rio e Olavo Bilac.

     O Real Gabinete edita a revista Convergência e promove uma série de cursos sobre Literatura, História, Antropologia e Artes.



     Também tem sua importância para a Academia Brasileira de Letras, já que as cinco primeiras sessões solenes, sob a presidência de Machado de Assis, aconteceram aqui.

     Foi considerada pela revista Time como uma das vinte bibliotecas mais bonitas do mundo, estando no quarto lugar.


Localização: Próximo às estações de metrô Uruguaiana e Carioca.

Visitação: Gratuita, mas só abre de segunda a sexta.

Classificação: Quando você visita a cidade maravilhosa, a princípio não está nos planos visitar uma biblioteca. Essa imagem deve ser mudada, já que o Real Gabinete Português de Leitura é um ponto turístico que deveria estar incluso na visita de todos. Localizado na rua Luís de Camões, no centro histórico - bonito e bem preservado - do Rio, é um prédio com uma arquitetura impressionante. Mas espere pela vista do interior. Por mais que não se vá ler um dos seus exemplares, dá para passar um tempo observando todos os cantos desta biblioteca. Não deve deixar de ser (re)visitada. Aproveite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário