Cenas Culturais

div id="fb-root">

sábado, 17 de janeiro de 2015

"Meu Deus" retorna aos palcos

     Invocamos a toda hora o nome Dele. São inúmeras solicitações, pedidos de saúde, de ficar rico, de arranjar emprego, de não ficar só.

     E Ele? Quem realiza Seus desejos? Quem os atende? Como o Senhor faz para descansar? Será que Ele não reclama de nada? Tem o direito de poder ficar de mau humor? Ou, até mesmo quem sabe, deprimido por estar só por toda a eternidade?

     Baseada nesta suposição, que a escritora israelense Anat Gov, com a versão para o português de Célia Forte, começa a peça "Meu Deus!" O Criador, ou como Ele pede para ser chamado apenas por "Dê", está em crise existencial e precisa conversar com alguém.


     Para tanto, nada melhor do que a pessoa mais indicada - uma psicóloga.

     Ana, a psicóloga, é especialista em atendimento à crianças. É mãe, divorciada, de um filho adulto mas autista. E por uma série de acontecimentos, deixa de acreditar em Deus tornando-se ateia.

     A ação da peça se passa em um único dia, em uma sessão de terapia. Deus deita no divã e discorre sobre seus problemas. Ana, ao saber que Seu cliente não tem mãe, fica inconformada. Afinal, em quem ela poderá atribuir as culpas pelos problemas de seu paciente?


     Mas no discorrer da peça, os papeis se invertem, e Deus começa exercer a função de psicólogo? Será que não foi pra isso que Ele veio - para ouvir os problemas de Seus filhos?

     Os atores dispensam comentário. Irene Ravache é natural, com uma força que preenche todos os cantos do teatro, fazendo com que vemos a personagem e não a atriz; Dan Stulbach é um Deus sensível e envolvente, mas que exerce sua força natural de Pai quando preciso, e Pedro Carvalho, numa participação especial como o filho de Ana, desempenha seu papel com uma delicadeza ímpar.

     "Meu Deus!" volta em cartaz depois de temporadas prévias na cidade e no Rio de Janeiro. É uma peça, que com sua leveza e espiritualidade, mas ao mesmo tempo também reflexiva, fará com que você saia contente, por ter visto um lindo texto e um verdadeiro exemplo do que é Teatro. 

 "Meu Deus!"
Teatro Tuca
De 17/01 até 29/03
6a feira - 21h30; Sábado - 21h30; Domingo - 18h
Duração 80 minutos
Com Irene Ravache, Dan Stulbach e Pedro Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário