Cenas Culturais

div id="fb-root">

sábado, 5 de julho de 2014

"Miranda por Miranda" nos palcos


     Carmem Miranda está de volta à cena cultural brasileira. Desta vez, pelas mãos, trejeitos e balangandans de outra excelente atriz, Stella Miranda. Estreou na noite de ontem o musical "Miranda por Miranda" nos palcos paulistanos.

     A peça é uma homenagem à "Pequena Notável". Stella, em parceria com Miguel Falabella, escolheu músicas do repertório da eterna Chiquita Bacana. "Miranda por Miranda" já foi apresentada nos palcos cariocas, onde recebeu duas indicações ao prêmio Shell, e venceu na categoria "música", pela direção musical de Tim Rescalla. A peça também foi uma das escolhidas para representar o Brasil em 2013 no "Ano do Brasil em Portugal". 

     A intimidade de Stella Miranda com Carmen já vem de outros carnavais. A atriz já havia encarnado Carmen no musical de enorme sucesso "South American Way", de Miguel Falabella. 

     No palco estão quatro representantes de peso do teatro musical brasileiro: Luciano Andrey ("Priscilla, a Rainha do Deserto", "A Madrinha Embriagada"), Renato Bellini ("Alô Dolly" e "Jesus Cristo Superstar"), Rogério Guedes ("Crazy For You", "Jesus Cristo Superstar") e Will Anderson ("A Família Addams", "A Madrinha Embriagada"). Juntos com Stella "Carmen" Miranda, dão vida a 28 canções que fizeram sucesso na voz de um dos maiores ícones da cultura brasileira.

     Mais uma vez, Carmen está bem representada nos palcos por uma colega de profissão e com a qual divide o mesmo sobrenome, Stella Miranda. 


     O blog "Cenas Culturais" gostaria de agradecer o par de convites para a estreia oferecidos pelo site "Cena Musical"


Curiosidades

     Carmen Miranda foi uma das maiores representantes da cultura brasileira no seu país e no mundo. O mito que usava o chapéu com frutas e tinha um borogodó a mais. Só que Carmen era portuguesa de nascimento. Nasceu em 1909 no concelho de Marco de Canaveses (Portugal) e veio para o Brasil com um ano de idade para morar no Rio de Janeiro.

     Seu apelido de Carmen foi dado pelo seu tio Amaro, que tinha uma paixão por óperas. Seu nome de batismo era Maria do Carmo Miranda da Cunha.

     Foi a primeira e única atriz luso-brasileira até hoje a gravar as mãos e plataformas no cimento da "Calçada da Fama" do Teatro Chinês em Los Angeles (EUA)

      Na época áurea dos filmes de Carmen, uma companhia de nome Chiquita, que vendia bananas nos Estados Unidos, pediu para o cartunista Dik Browne - criador do personagem "Hagar, o Terrível" -  criar um personagem para a empresa. Surgia, em 1944, a personagem Chiquita Banana, uma banana com vestido, pernas femininas e um chapéu com frutas na cabeça. Coincidência?


     Faleceu em 1955 vítima de um ataque cardíaco fulminante em Los Angeles (EUA). Seu cortejo fúnebre no Rio de Janeiro foi seguido por cerca de meio milhão de pessoas. Foi a maior manifestação popular na cidade até hoje.

     Para conhecer mais da vida da eterna "Brazilian Bombshell", há filmes, peças de teatro, documentários. Recomendamos a biografia escrita por Ruy Castro - "Carmen", lançada pela Companhia das Letras (2005).

"Miranda por Miranda"
Teatro Augusta
Até 27/07 (sexta, 21h30; sábado, 21h; domingo, 19h)
Duração 90 minutos
Com Stella Miranda, Luciano Andrey, Renato Bellini, Rogério Guedes, Will Anderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário