Cenas Culturais

div id="fb-root">

domingo, 30 de março de 2014

O porquê deste blog?

     Cenas Culturais surgiu influenciado pelas musas gregas, filhas de Zeus (Deus supremo) e Mnemósine (Deusa da Memória).

     São elas:

  • Calíope (poesia épica) aparece com uma tabuleta e um estilete, e às vezes com um pergaminho.
  • Clíos (história) aparece sentada, com um pergaminho aberto ou um cofre de livros.
  • Erato (poesia erótica) leva uma lira.
  • Euterpe (poesia lírica) leva uma flauta.
  • Melpômene (tragédia) com uma máscara trágica, a cabeça rodeada de folhas de parreira e levando coturnos.
  • Polimnia (poesia sacra e geometria) aparece com gesto sério.
  • Talía (comédia) aparece com uma máscara cômica.
  • Terpsícore (dança e canto) aparece com um instrumento musical de corda (a lira ou a viola) e às vezes bailando.
  • Urânia (astronomia e astrologia) com um compasso e um globo celeste.

  •                                              "Musas dançam com Apolo", por Baldassare Peruzzi. 

         Falando sério, surgiu do gosto que tenho pela cultura - leitura, teatro, cinema, música, ópera, exposições, e da possibilidade de ter um espaço onde possa compartilhar minhas experiências. Vou falar de programas já feitos e os que ainda tenho vontade de fazer (sendo que estes serão atualizados após a minha ida).

         Adoro programas culturais (bem diferente do que a maioria das pessoas fala): vou ao teatro semanalmente (dependendo 2 vezes por semana); assisto filmes no cinema e no computador, frequento museus e exposições; pelo terceiro ano, frequento a temporada de óperas (comecei no Teatro Amazonas, em Manaus, Amazonas, há 2 anos, e agora no Theatro Municipal de São Paulo); neste ano, até o final de março, já foram 12 livros lidos, uma média muito maior do que a média dos brasileiros, infelizmente; ou seja, eu realmente vivo e amo fazer programa cultural.

        Se você, futuro leitor, gostar e quiser usar como sugestão para você, sinta-se a vontade. Compartilhe depois sua experiência, se concorda ou não com o que escrevi. Sempre bom ouvir mais opiniões, termos mais visões, sobre um mesmo fato.

         Lembrando, não sou crítico de nada. Vou com meus próprios recursos nos lugares, comprar meus livros, não estou sendo convidado por ninguém. Irei retratar o meu ponto de vista, expressarei a minha opinião. Portanto, cabe a você concordar ou não.

         Que você também seja influenciado pelas nove musas filhas de Zeus e Mnemósine, e embarque nesta viagem. Vamos lá!

    2 comentários:

    1. Maria Margarida Araújo Alcobia1 de abril de 2014 às 20:57

      Que Deus o ilumine sempre e que a cultura que você adquiriu pela vida possa ajudar as pessoas. Seja sempre fiel. Felicidade! Mamãe

      ResponderExcluir
    2. Parabéns Rodrigo, pela sua iniciativa! através da leitura que enriquecemos nosso vocabulário, reciclamos nossos conhecimentos, ampliamos nossa visão sobre o mundo, sem contar que "abre portas" . Vá avante!! não para!!!

      ResponderExcluir