Cenas Culturais

div id="fb-root">

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Preparando a viagem (3)

     Terminando a preparação da viagem, vem a elaboração do roteiro.
     O roteiro é um plano do que acontecerá nos dias do passeio, os locais que serão visitados, os horários de espetáculos, restaurantes onde serão feitas as refeições. Pode ser seguido estrito ou de uma maneira mais livre, onde alterações são permitidas.
   Para a viagem ao Rio, pesquisamos e escolhemos os lugares de interesse e que não foram visitados na primeira visita.
     A partir de então, é hora de montar o quebra cabeças - o que fazer em cada dia.
     Uma sugestão - escrevemos em pedaços de papel, o nome do atrativo turístico, o horário de funcionamento e o bairro onde estava localizado. Em outros pedaços de papel, escrevemos os dias que estaríamos no Rio de Janeiro.

     Depois disso, começamos a encaixar qual seria a ordem de visita levando em conta o horário de funcionamento do lugar e sua proximidade, sem esquecer que as noites seriam preenchidas pelas peças teatrais.
     Os pedaços de papel facilitam a visualização e a mudança de um dia para o outro. Dá para ser feito em computador, mas foi divertido deste jeito.
     Ao término, sobraram alguns lugares que foram marcados com uma interrogação - havendo tempo disponível, poderão ser visitados.
     Um aplicativo interessante para o celular é o Google Maps, onde você pode colocar os pontos de interesse a serem visitados e durante a viagem, serve como mapa para facilitar o deslocamento (cuidado só para não darem bobeira e roubarem o celular).
Visão do Google Maps.
     Com tudo pronto, agora é preparar as malas e embarcar na viagem. 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Preparando a viagem (2)

     Continuando a preparação da viagem, após a escolha para onde ir e qual o motivo, passamos a procurar informações sobre o que fazer no destino.
     Estas informações podem ser obtidas em guias de viagem, indicações de amigos ou sites turísticos.
     Como já se sabe qual o motivo da viagem, fica mais fácil direcionar a busca de dados.
     Para a viagem ao Rio de Janeiro, escolhemos alguns sites que iremos compartilhar com vocês:
* Guia Oficial do Rio de Janeiro - com dicas de o que fazer, onde comer, onde se hospedar e eventos que estão acontecendo na cidade;
* 30 coisas para fazer no Rio de Janeiro - matéria do jornal Diário do Rio sobre sugestão de 30 passeios pela Cidade Maravilhosa;
* O que fazer no Rio de Janeiro - indicação de mais de 110 pontos turísticos feitos pelo site Guia 4 Rodas; 
* Rio de Janeiro de helicóptero - Se tiver vontade de fazer um passeio do alto pela cidade, a indicação são os roteiros da empresa Helisight.
     Amanhã iremos falar de como elaborar um roteiro turístico.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Preparando a viagem (1)

     Viajar é sempre bom. Uma nova oportunidade para ver (ou rever) um lugar, conhecer pessoas, acumular cultura ou simplesmente descansar.
     Todas as viagens precisam de uma preparação por mais simples que seja. Em primeiro lugar, a definição do destino e qual o objetivo da viagem. Decide-se também qual o meio de transporte a ser utilizado e onde será a hospedagem.
     Após estas definições, começa então a busca por informações através de guias, indicações de amigos ou sites turísticos. Coletados os dados, é feita uma triagem do que se realmente quer ver e o que será visto se houver tempo. Para só então fazer o roteiro turístico.
     É o que fizemos para a nossa segunda ida à Cidade Maravilhosa neste ano.
     Primeiro definimos o nosso destino - cidade do Rio de Janeiro.
     O objetivo é o de visitar alguns pontos turísticos que não foram visitados na primeira viagem deste ano e que iríamos assistir as peças "Chacrinha, o Musical" e "Os Saltimbancos Trapalhões".

     A decisão de ir até o Rio de Janeiro para assistir as peças é porque infelizmente algumas só tem a sua temporada lá, não vindo para São Paulo; além do que, o filme "Os Saltimbancos Trapalhões" fez parte da nossa infância, então ter a oportunidade de vê-la nos palcos é algo único. 
      Encontramos uma boa oferta na passagem aérea (200 reais ida e volta, saindo do aeroporto de Congonhas e chegando no aeroporto de Santos Dumont - dentro da cidade carioca). A hospedagem será em casa de parentes, localizado ao lado de uma estação de metrô (excelente meio de locomoção na cidade).
     Agora é hora de buscar as informações do que fazer. Mas isso será abordado na matéria de amanhã. Até lá.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Edição Especial 2 - Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa

     Como é bom poder visitar e vivenciar a terra natal. Este ano, o Cenas Culturais foi abençoado e irá pela segunda vez à cidade maravilhosa do Rio de Janeiro.
     
     A viagem será no final deste mês.
     O roteiro turístico já está quase pronto. 
   Iremos assistir a cinco peças teatrais: "Fazendo História", "Constellation - o Musical", "Chacrinha, o Musical", "Ópera do Malandro" e "Os Saltimbancos Trapalhões".
     Em dezembro, vem aí a Edição Especial número dois - "Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa". Não percam.

domingo, 16 de novembro de 2014

O sentido das coisas - Mania de Explicação

     Muito provavelmente você já viu (ou foi) alguém como ela.
     Isabel é uma menina que acaba de completar 13 anos e vive se questionando sobre o significado das palavras. Só que suas explicações são carregadas de uma poesia e simbologia presentes ainda na pureza das crianças.
     Durante a peça "Mania de Explicação", Isabel procura de uma forma poética e onírica descobrir o sentido da vida e o que é o carinho que ela tem pelo amigo Jorge.
     A peça é um espetáculo musical recheado com canções de Raul Seixas.
     Não deixe de assistir a este lindo espetáculo que fala tanto com as crianças, quanto com as crianças presentes em cada adulto.
     Se você levar uma lata de leite, você consegue o desconto no preço do ingresso. E as sessões de domingo tem a tradução em libras, favorecendo a inclusão de todos..
     Não perca esta oportunidade. Vá sonhar junto com eles.

Classificação: Um presente à todas as crianças.


"Mania de Explicação"
Teatro Frei Caneca
Até 30/11
Sábado e Domingo - 16h
Duração 60 minutos
com Luana Piovani, Felipe Brum, Luiz Araújo, Letícia Medella, Diogo Almeida e Nábia Vilela.

sábado, 15 de novembro de 2014

Hoje tem espetáculo, tem sim senhor!

     O circo moderno teve origem no século XVIII, criado pelo capitão do exército inglês Philip Astley em 1768. Os primeiros números eram somente equestres, onde os soldados apresentavam suas habilidades em cima dos animais.
     O formato e redondo e o tamanho do picadeiro do circo também se deve a estes animais. O diâmetro do picadeiro equivale a doze trotadas de um cavalo.
   Para quebrar a seriedade das apresentações, Astley alternou os números equestres com apresentações de palhaços, malabaristas e acrobatas.
     Sua estrutura arquitetônica remete a uma tenda árabe, por causa da invasão moura na Europa. E serve também para facilitar o transporte e a instalação de uma casa de espetáculos ambulante. 
     No Brasil, o início foi no século XIX, com a vinda de famílias e companhias circenses europeias. Antigamente eram montados em praças nos centros das cidades. Com a especulação imobiliária, foram empurrados para as margens da cidade.
     A estrutura da apresentação circense era dividida em dois atos. No primeiro, tinham os números circenses (as apresentações recebem o nome de números, porque eles eram colocados em uma sequencia numeral); e depois uma apresentação de um teatro, onde os próprios artistas circenses eram os atores.
     Os textos melodramáticos influenciaram as radionovelas e depois as telenovelas, e as comedinhas, onde o palhaço era a figura principal da ação, deram origem as esquetes de rádios e depois os programas humorísticos da televisão.
     O Dia Nacional do Circo é comemorado em 27 de março, dia do aniversário do palhaço paulista Piolim.
     A cidade abriga o Centro de Memória do Circo, localizado na Avenida São João, 473 - Galeria Olido (Centro).