Cenas Culturais

div id="fb-root">

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Rio de Janeiro - Museu Nacional de Belas Artes



     O Museu Nacional de Belas Artes foi inaugurado em 19 de agosto de 1938. Mas sua história vem dos tempos da vinda da família real em 1808.

     Quando Dom João VI veio de Portugal trouxe algumas obras de arte que ficariam aqui, após sua partida, e formaria o núcleo original da coleção.

     O museu começou sendo a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, fundado pelo rei português, tornando-se Academia Imperial de Belas Artes, em 1826, por decreto de Dom Pedro I, até que com a proclamação da República, foi rebatizado de Escola Nacional de Belas Artes, que ficou até a inauguração do museu.

     Seu prédio tem característica eclética com fachadas em diferentes estilos, como Renascença Francesa e Italiana e o Neoclassicismo.

     No seu interior pode-se observar pinturas, esculturas, peças mobiliárias, entre outros.

     Como foi uma escola, no segundo piso está a coleção de cópias da estatuária clássica, que servia como objeto de estudo dos alunos.



     Nos seus andares, pode-se encontrar obras de arte que retratam a nossa história e figuram nos livros de história, como "A Primeira Missa no Brasil", de Victor Meirelles e  "Batalha do Avaí" de Pedro Américo.
"Primeira Missa no Brasil" (Cândido Portinari)

"Primeira Missa no Brasil" (Victor Meirelles)

"Batalha do Avaí" (Pedro Américo)

     O Museu Nacional de Belas Artes fica no centro histórico da cidade, a frente do Theatro Nacional e ao lado da Fundação Biblioteca Nacional

Localização: Próximo ao metrô Cinelândia.

Visitação: Paga.


Classificação: É um programa imperdível. Vá com tempo para poder apreciar as obras de arte - corredor das esculturas clássica, Portinari, Pedro Américo, Tarsila do Amaral, Debret, Victor Meirelles, entre outros.
"Templo da Minha Raça" (Victor Brecheret)

"Auto-retrato ou Le Manteau Rouge" (Tarsila do Amaral)

Retrato de Dom Pedro II (Émile Taunay)

Nenhum comentário:

Postar um comentário