O rapper paulista Fino Du Rap segue com a turnê de lançamento da mixtape Quixote. O álbum mescla poesia e literatura por meio da batida do hip-hop.
Os shows integram a programação do Circuito São Paulo de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura. Fino se apresenta dia 13 de novembro, sexta-feira, às 14h, na Biblioteca Prefeito Prestes Maia, em Santo Amaro (Zona Sul) e no dia 19 de novembro, quinta-feira, às 14h30, na Biblioteca Vicente Paulo Guimarães, na Vila Curuça (Zona Leste). Ingressos grátis. No palco, o rapper é acompanhado pelo Dj F-Zero e a banda Ouro&chá e conta com participação especial do poeta Fabio Boca.
Uma das marcas do MC e poeta é a mistura de estilos. O samba e o samba-rock se fundem com o rap em letras que tratam sobre respeito, amor e a sociedade contemporânea.
Clayton dos Santos, o Fino du Rap, nasceu no bairro do Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo. Com 18 anos de carreira vivenciou fases e épocas distintas do hip-hop paulistano. O MC trás em sua bagagem a essência dos primórdios do Rap, com letras onde o intuito é a luta por melhores condições sociais, mas sem deixar de lado letras e composições com assuntos que fazem parte da evolução do gênero.
Temas mais abrangentes que exaltam as qualidades da condição humana como o amor, as causas sociais e a perseverança, também estão presentes em suas letras. A faixa título foi composta durante os protestos que aconteceram no Brasil em junho de 2013. Fino conta que estava relendo o romance Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e ao voltar de uma passeata surgiu a ideia para a música.
Poeta e escritor, hoje viaja o mundo com suas rimas e poesias, mas por muito tempo teve que trabalhar como limpador de vidros fazendo rapel nos prédios da cidade. Muitas ideias para suas composições surgiram enquanto estava pendurado limpando as vidraças dos escritórios comerciais.
Trajetória de rimas
Quixote é o quinto trabalho solo do rapper e conta com participação de Izzy Gordon, Dagô Miranda, Fabio Boca, James Lino, Raphão Alaafin, Eduardo Brechó, Poesia Samba Soul, Avante O Coletivo, Fernanda Coimbra, Bárbara Bonnie, Dugueto Shabazz, James Bantu e Tássia Reis.
Fino Du Rap participou de bandas como Realidade Zona Sul e Núcleo. Iniciou sua carreira solo no ano 2000 e, em 2002, lançou o primeiro disco, Mochila de Rimas. Em 2005, lançou o EP O Som do Fino, com cinco faixas e o inicio da parceria com DJ F-Zero, que dura até hoje. Em 2009, com produção do DJ F-Zero e Diamante coloca no mercado o CD Quarto Mundo, que teve boa repercussão no meio do rap sendo indicado entre os 10 melhores discos do ano pelo site Rapevolusom.
Em 2011 começa parceria com o DJ Kensaye, um francês que mora em Londres e descobriu o som de Fino pela internet. O produtor o convidou para participar de uma coletânea chamada Back to School. É dele parte da produção do quarto álbum Intaumfião, lançado em 2013.
A faixa Roda Viva, produzida por Kensaye e que contou com a participação de Eduardo Brechó (Aláfia), teve o vídeo-clipe gravado na Argentina durante a 40ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires quando Fino viajou à convite da Cooperifa. As imagens são de Mariana Castilho, a edição e direção de Rogério Vieira.
O clipe pode ser conferido no link https://www.youtube.com/watch? v=takz7xiE_oU
O menino franzino que se inspirou nos Racionais MC’s quando viu um show na Praça do Campo Limpo no final da década de 90 não imaginava as lutas e moinhos que iria enfrentar, muito menos um dia dividir o palco com Mano Brown, quando abriu seu show ano passado em Ubatuba. Hoje também trabalha como arte-educador e é integrante do coletivo Narra Várzea que atua realizando interferências poéticas, além de narrar e comentar os jogos de futebol de várzea.
Instagram: finodurap_of
Twitter: @finodurap1
Fino Du Rap - Lançamento do CD Quixote
Duração 80 minutos
Entrada Gratuita
Classificação 12 anos
Biblioteca Prefeito Prestes Maia (Av. João Dias, 822 - Santo Amaro , São Paulo)
13/11
Sexta - 14h
Biblioteca Vicente Paulo Guimarães (Rua Jaguar, 225 - Vila Curuça, São Paulo)
19/11
Quinta - 14h30