Cenas Culturais

div id="fb-root">

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Master Class de Teatro Musical com Sir Tim Rice

   

                                      Cleto Bacic, Sara Sarres, Sir Tim Rice e Saulo Vasconcelos

     No dia de hoje, foi proferida a Master Class com o sir Tim Rice sobre Teatro Musical no SESI - São Paulo. A aula foi proferida tanto para os alunos do Projeto Educacional do SESI - SP em Teatro Musical, quanto para o público interessado.

     Em um auditório lotado, o evento teve a mediação dos atores e professores/coordenadores do projeto - Cleto Bacic, Sara Sarres e Saulo Vasconcelos. Na platéia, estavam também os atores Tiago Abravanel (Tim Maia e Miss Saigon), Daniel Monteiro (A Madrinha Embriagada) e Mateus Ribeiro (Cabaret e Crazy For You).

     Sir Tim é um dos mais famosos liristas britânicos do Teatro Musical internacional. Junto com Sir Andrew Lloyd Weber, criou "Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat", "Jesus Cristo Superstar" e "Evita"; para a Disney, com Alan Menke fez "Aladim" e "A Bela e a Fera" e com sir Elton John fez "O Rei Leão" e "Aída". 

                                                       Sir Tim Rice

     No evento, ele começou falando sobre sua origem no teatro musical. Disse que seu desejo inicial era o de ser cantor, mas infelizmente não tinha uma das melhores vozes. Como queria trabalhar com música, começou a escrever letras de canções. Conheceu o também jovem Andrew Lloyd Weber e resolveram trabalhar juntos. Escreveram seu primeiro musical "The Likes of Us", mas que não teve sucesso no seu lançamento.

     Um colégio britânico solicitou que fizessem um musical para que seus alunos pudessem atuar e apresentar para os pais e colegas no final de semestre. Fizeram "Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat". O musical trata da vida do personagem do antigo Testamento, José do Egito. Na segunda vez que a peça foi encenada, um jornalista do "The Sun, e pai de um dos alunos, assistiu-a, ficou impressionado e escreveu uma crítica. Isto atraiu a atenção da mídia. A peça foi montada nos teatros londrinos e levou a dupla ao sucesso. Infelizmente o mercado brasileiro ainda não teve a oportunidade de assistir a montagem oficial desta peça em palcos nacionais.

                                           "Any Dream Will Do/ Give me my Colour Coat" 

     Depois veio o convite para um novo trabalho. Tim questionou Andrew porque não faziam um musical sobre a vida de Jesus Cristo, mas sob o ponto de vista de Judas Iscariotes. Como nenhum produtor quis montar a peça, fizeram primeiro a gravação em disco e colocaram no mercado. Rapidamente, "Jesus Cristo Superstar" fez sucesso no mercado norte-americano. Isto fez com que produtores resolvessem montar a peça e o resto é história. No Brasil, foi feita uma montagem em 1972, com tradução de Vinícius de Moraes, e Eduardo Conde no papel de Jesus; e outra em 2014, com Igor Rickli como personagem principal.

                                           "Superstar" - Jesus Cristo Superstar (2014) - Cena Musical

     O público esperava por uma nova peça. Indo para um jantar, Tim Rice estava atrasado e ouviu no rádio do carro um documentário sobre a vida da ex-primeira dama da Argentina, Evita Péron. Ele achou interessante e mais uma vez, junto com Lloyd Weber, fizeram um musical sobre este mito argentino - "Evita". Foi um sucesso primeiramente na Europa. No Brasil, já tivemos duas montagens - uma com Cláudia em 1983 e outra com Paula Capovilla, em 2011.

                                            "Não Chores por mim Argentina" - com Cláudia

     Depois destes três sucessos, cada um foi para seus projetos particulares. Segundo Tim, isto foi bom porque permitiu que ele pudesse trabalhar com outros músicos. Para a empresa Disney, junto com Alan Menke, criou a trilha sonora do filmes e das peças da Broadway - "A Bela e a Fera" e "Aladim"; em parceria com Elton John, fizeram um dos maiores sucessos da Disney - "O Rei Leão" (que está atualmente em cartaz no teatro Renault) e também a peça "Aída".

     Após a apresentação, Sara Sarres, Cleto Bacic, Saulo Vasconcelos e a platéia puderam fazer perguntas a Tim Rice. Ele falou que infelizmente ainda não tem novos escritores de musicais, que o que está sendo visto são somente novas montagens de velhas peças. 

                                            Cleto Bacic e Sara Sarres

     Sobre como fazer um musical, primeiro tem-se que montar a história, para depois fazer a música e só por último, as letras.  Disse também que participa da seleção dos atores para a primeira montagem do musical, pois quando fez a letra, imagina um certo tipo de ator para cantá-la. Mas mesmo assim, pode ser surpreendido nas audições e até fazer algumas adaptações no musical.

                                            Sir Tim Rice e Saulo Vasconcelos

      Após noventa minutos de troca de experiências, a master class se encerrou. O público participante saiu muito contente por ter tido a oportunidade de conhecer e compartilhar da vida e do trabalho de um dos mais importantes letristas do teatro musical.

P.S. "A Madrinha Embriagada", primeira peça do Projeto Educacional do SESI - SP em Teatro Musical, encerra suas atividades neste dia 29 de junho, após terem sido entregues cerca de 150 mil ingressos gratuitos. E que, a partir de setembro, estréia a nova peça do projeto, "O Homem de La Mancha", que já foi montada no Brasil em 1972, com as músicas versadas por Chico Buarque e Ruy Guerra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário