Quem nunca se deliciou ouvindo, ou lendo, o "Poetinha" Vinicius de Moraes? Quando era pequeno, Vinicius já tinha uma certa idade. E não sei o porquê, mas sua figura me lembrava um tio que tive.
O gosto musical em casa sempre foi por MPB. Com isso, ouvia muito Chico, Caetano, Gal, Elis Bethânia, Nara, entre outros, incluindo Vinicius. Este fato prorrogou-se pela vida e, ainda hoje, os meus preferidos são os da MPB da antiga (que naqueles tempos, eram atuais).
Mas falando de Vinicius, posso dizer que tive uma infância premiada, falando sobre a qualidade dos programas infantis que passavam na televisão. Foi a época dos programas TV Globinho, Vila Sésamo, Sítio do Picapau Amarelo, e também dos musicais que foram desenvolvidos por Augusto César Vanucci.
Vanucci, que foi diretor da TV Globo, dirigiu vários musicais infantis, entre eles "Plunct Plact Zum" e "Vinicius para Criança - A Arca de Noé I e II". Com os dois programas, comecei meu contato com as poesias musicadas de Vinicius.
Depois, com o passar do tempo, me afastei um pouco do poeta. Não me lembro se tivemos que ler a Antologia de Poesias dele, mas como já disse, durante o tempo do colégio, os professores não faziam com que desenvolvêssemos o gosto pela leitura (graças a Deus, o meu já havia sido). Foi somente na fase adulta que voltei a tomar contato com Vinicius.
Sempre bom ouvir uma música bem escrita, uma poesia com rimas ricas, cadenciadas, e em Vinicius encontramos isso. Com certeza, foi por isso, que fui ver neste sábado a peça "Vinicius de Vida, Amor e Morte", da Cia. Coisas Nossas de Teatro.
A peça coloca no palco, as poesias e músicas de Vinicius, fazendo um paralelo com histórias de amor contemporâneas. O cenário remete a uma praia, uma praça, um escritório, a famosa banheira aonde o Poetinha escrevia, entre outros.
Está sendo encenada no SESC Santo Amaro, no Espaço das Artes, que é um espaço destinado a exposições, eventos e montagens teatrais que fogem da configuração do teatro tradicional. A peça já começa no saguão, onde o público está esperando para entrar. Uma atriz vem descendo, cantando músicas do poeta e nos convida entrar na "casa" de Vinicius, onde acontecerá a ação.
Por 90 minutos, você verá cenas, onde os atores e músicos, traduzirão em cenas, as canções de amor, de vida e morte de Vinicius. O melhor é que o público pode cantar junto as canções que já fazem parte do cancioneiro popular. Uma cena emocionante é a que eles "cantam" em Libras (Língua Brasileira de Sinais) uma música, mas que para surpresa de quem for, não citarei aqui.
Vale a pena? Independente se você gosta, ou ainda não conhece bem, da obra de Vinicius, vale a pena. Para mim, precisava um fio condutor entre as cenas. Mas ouvir Vinicius - cantado ou declamado - é sempre um bom programa.
SESC Santo Amaro - Espaço das Artes
Até 13/04 (6a feira - 20h, sábado - 19h e domingo - 19h)
Duração 90 minutos
Com Cia Coisas Nossas de Teatro.
#TeatroMusical #ViniciusDeMoraes #Teatro #SESC #CiaCoisasNossasDeTeatro #VáAoTeatro